As classificações etárias são uma ferramenta útil para determinar o conteúdo apropriado para diferentes idades, tanto em filmes quanto em livros. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como essas classificações são atribuídas e o que cada uma delas representa. Neste artigo, vamos explorar as diferentes categorias de classificação etária, discutir as diferenças entre as classificações para livros e filmes e fornecer algumas orientações práticas para ajudá-lo a escolher os livros certos para você e sua família.
Diferentemente dos filmes, que geralmente possuem um sistema nacional ou internacional de classificações etárias, os livros não contam com uma padronização fixa no mundo todo. Em alguns países, existem órgãos responsáveis por estabelecer essa classificação, já em outros, essa tarefa fica a cargo das próprias editoras.
No Brasil, por exemplo, não existe oficialmente um órgão regulador responsável pela análise do conteúdo dos livros. Portanto, a classificação sugerida é, na maioria das vezes, uma recomendação da editora baseada nas diretrizes de faixas etárias propostas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As classificações etárias dos livros podem variar de acordo com o país e a editora, mas algumas das categorias mais comuns incluem:
A ficção destinada à faixa etária jovem-adulta aborda uma ampla variedade de géneros, como fantasia, sci-fi, romance, mistério e terror. A não ficção nessa categoria pode incluir biografias, autobiografias, memórias e guias sobre tópicos de interesse para esse público, como carreiras, relacionamentos e conselhos para a vida.
Muitos livros destinados ao público adulto contêm temas ou cenas que podem ser consideradas inadequadas para o público mais jovem. Nesses casos, as editoras podem incluir uma recomendação de classificação etária na capa ou contracapa, indicando que o título é destinado a leitores adultos.
Ao escolher um livro com base em sua classificação etária, é importante ter em mente que essa indicação pode ser apenas um ponto de partida. É indispensável pesquisar outras informações sobre o conteúdo do livro e ler resenhas de críticos e leitores.
O exercício consciente de escolha das obras por parte dos próprios jovens leitores é fundamental para a formação de repertório literário e de habilidades críticas. Incentivar a pesquisa sobre os livros desejados, ouvir recomendações de amigos, visitar bibliotecas e participar de clubes de leitura são algumas maneiras de auxiliar nesse processo.
Apesar de servirem ao mesmo propósito de ajudar na decisão de quais conteúdos são adequados para as diferentes faixas etárias, as classificações etárias nos livros e nos filmes apresentam algumas diferenças significativas.
Em ambos os casos, é fundamental entender o processo das classificações etárias como uma ferramenta útil na tomada de decisão consciente sobre quais obras serão lidas ou assistidas por crianças e adolescentes. No entanto, a contribuição da família e da escola no exercício crítico diante dessas escolhas é fundamental para favorecer um desenvolvimento pleno e enriquecedor.